A Syensqo, especialista em materiais de desempenho avançado e soluções químicas, apresentou novos produtos que utilizam materiais reciclados na nova bicicleta de estrada Madone Gen 8, da Trek Bicycle.
A bicicleta, apresentada no Tour de France de 2024, integra pequenas peças na área da caixa de direção fabricadas com compostos inovadores de poliamida de alto desempenho (HPPA) reforçados com fibra de vidro com um elevado teor de reciclado. Ao incorporar estes materiais, a Trek Madone consegue uma pegada de carbono mais baixa (PCF[1]), ajudando a promover práticas sustentáveis no setor das duas rodas.
“Estamos entusiasmados por embarcar nesta empolgante parceria com a Trek, como parte dos nossos esforços para forjar um futuro mais verde”, diz Floryan Decampo, vice-presidente de mercado de Life Solutions. “Aproveitando a nossa experiência, pretendemos ajudar a Trek a atingir os seus ambiciosos objetivos de sustentabilidade na indústria de bicicletas e e-bikes em rápida expansão.”
"Estas peças são apenas uma das muitas coisas que a Trek está a fazer para reduzir o impacto dos nossos produtos. No futuro, continuaremos a substituir os polímeros antigos por opções com menor impacto de carbono. Estes materiais ajudarão a Trek a cumprir os nossos objetivos de redução das emissões de carbono e ajudarão os nossos corredores a inspirar um mundo melhor para o transporte em bicicleta”, afirma Reggie Lund, engenheiro mecânico sénior da Trek.
A colaboração entre a Syensqo e a Trek Bicycle Corporation exemplifica como as parcerias inovadoras podem impulsionar o progresso da indústria. Ao integrar materiais avançados na bicicleta de estrada Madone Gen 8, a Syensqo está a enfrentar os desafios ambientais e a satisfazer a procura dos consumidores por produtos amigos do ambiente.
O mercado das bicicletas está a assistir a um boom sem precedentes, particularmente no setor das bicicletas elétricas, onde a procura está a aumentar. Em resposta, os fabricantes estão à procura de soluções inovadoras que aumentem o desempenho, reduzam os custos e diminuam o impacto ambiental. Os polímeros especiais de vanguarda da Syensqo ultrapassam os metais e plásticos tradicionais no fabrico de bicicletas elétricas, proporcionando eficiência de custos, flexibilidade de design e sustentabilidade. Com o nosso forte compromisso para com a sustentabilidade através da nossa carteira Echo e os nossos esforços para ajudar os clientes a reduzir a sua pegada de carbono, a Syensqo está idealmente equipada para apoiar este mercado em expansão.
[1] Os dados do PCF foram calculados internamente de acordo com as normas internacionais ISO 14040-44 para a análise do ciclo de vida (LCA) numa abordagem ‘cradle-to-gate’, incluindo todas as matérias-primas e etapas do processo até ao produto final que sai do portão das instalações da Syensqo. O cálculo foi efetuado utilizando o software SimaPro 9.5 LCA em combinação com a base de dados ecoinvent V3.9. Os resultados referem-se a 1 kg de produto como unidade funcional, sem embalagem. A Syensqo não incorre em qualquer responsabilidade relacionada com as informações fornecidas neste documento de boa fé. De acordo com as normas ISO 14040-44, a utilização de resultados de ACV para apoiar afirmações comparativas destinadas a serem divulgadas suscita preocupações especiais e requer uma análise crítica específica. Não foi efetuada qualquer análise crítica destes dados.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa