Ampacet Europe, S.A
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Aumento da eficiência da moldagem por injeção com os bicos misturadores Promix

23/10/2024
As empresas de moldagem por injeção enfrentam vários desafios que dificultam uma produção eficiente. Por um lado, têm de garantir uma qualidade consistente do produto, apesar das variações das matérias-primas. Ao mesmo tempo, têm de cumprir requisitos técnicos, como a precisão de ajuste e a estética, mantendo os custos de energia e de material baixos.

Tradicionalmente, os problemas de qualidade são resolvidos através do ajuste dos parâmetros do processo. No entanto, isto nem sempre resolve o problema de uma forma sustentável. Por exemplo, as estrias de cor nos produtos são frequentemente corrigidas através do aumento da quantidade de corante, o que aumenta o consumo de aditivos. Outras soluções incluem o aumento da contrapressão, da temperatura e da velocidade do parafuso, mas estas medidas conduzem a temperaturas mais elevadas no material fundido, o que pode causar deformações durante o arrefecimento, bem como aumentar o tempo do ciclo de produção e o consumo de energia.

Do lado esquerdo: injeção sem bico misturador. O bloco de ABS branco com 2% de cor líquida e bico aberto apresenta um padrão de cor irregular...
Do lado esquerdo: injeção sem bico misturador. O bloco de ABS branco com 2% de cor líquida e bico aberto apresenta um padrão de cor irregular. Apesar do aumento da adição de cor, da contrapressão e da temperatura, as estrias mantêm-se. Do lado direito: com o bico misturador Promix o mesmo bloco apresenta um excelente resultado de cor utilizando apenas 1% de corante líquido.

A implementação de um bico misturador Promix pode resolver estes inconvenientes na origem. Este dispositivo é instalado em vez do bico aberto e melhora a distribuição da cor imediatamente antes do molde, obtendo produtos sem estrias de cor e com uma menor quantidade de aditivo. Isto reduz normalmente o consumo de corante em 30-50%, o que representa uma poupança considerável, especialmente tendo em conta o custo do masterbatch ou do corante líquido.

Além disso, o menor consumo de energia necessário reduz o tempo de ciclo e aumenta a produtividade da máquina. A temperatura mais baixa também ajuda a reduzir as deformações e os desvios de tolerância, o que, por sua vez, reduz a taxa de rejeitados. Este bico injetor também facilita a mistura de reciclado, permitindo uma maior utilização destes materiais sem perda visível da qualidade do produto.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    14/04/2025

  • Newsletter InterPlast

    07/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial