Tradicionalmente, os problemas de qualidade são resolvidos através do ajuste dos parâmetros do processo. No entanto, isto nem sempre resolve o problema de uma forma sustentável. Por exemplo, as estrias de cor nos produtos são frequentemente corrigidas através do aumento da quantidade de corante, o que aumenta o consumo de aditivos. Outras soluções incluem o aumento da contrapressão, da temperatura e da velocidade do parafuso, mas estas medidas conduzem a temperaturas mais elevadas no material fundido, o que pode causar deformações durante o arrefecimento, bem como aumentar o tempo do ciclo de produção e o consumo de energia.
A implementação de um bico misturador Promix pode resolver estes inconvenientes na origem. Este dispositivo é instalado em vez do bico aberto e melhora a distribuição da cor imediatamente antes do molde, obtendo produtos sem estrias de cor e com uma menor quantidade de aditivo. Isto reduz normalmente o consumo de corante em 30-50%, o que representa uma poupança considerável, especialmente tendo em conta o custo do masterbatch ou do corante líquido.
Além disso, o menor consumo de energia necessário reduz o tempo de ciclo e aumenta a produtividade da máquina. A temperatura mais baixa também ajuda a reduzir as deformações e os desvios de tolerância, o que, por sua vez, reduz a taxa de rejeitados. Este bico injetor também facilita a mistura de reciclado, permitindo uma maior utilização destes materiais sem perda visível da qualidade do produto.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa