Fundada há mais de 30 anos, a APR é uma organização internacional sem fins lucrativos e a única instituição norte-americana que se concentra exclusivamente na melhoria da reciclagem de plásticos. O APR Design Award for Recyclability avalia a compatibilidade técnica com os atuais processos de reciclagem de um componente de embalagem, um conjunto de componentes de embalagem ou uma embalagem completa.
O revestimento Actis da Sidel foi avaliado por um comité dedicado da APR, na sequência de testes independentes e de acordo com os critérios mais rigorosos aceites pela indústria, abrangendo uma vasta gama de caraterísticas de design que afetam a reciclabilidade do plástico, para obter o prémio APR Design Award for Recyclability.
A tecnologia Sidel Actis (Amorphous Carbon Treatment on Internal Surface) baseia-se num revestimento por plasma que é aplicado no interior das garrafas PET para prolongar o prazo de validade e simultaneamente aumentar a leveza da embalagem. A tecnologia de revestimento é depositada no interior da garrafa PET e é utilizada para melhorar a proteção de barreira das embalagens de refrigerantes gaseificados, cerveja e bebidas sensíveis ao oxigénio, como sumos ou chás.
“Ao conceber o nosso material de embalagem, atribuímos uma elevada prioridade à reciclabilidade. Asseguramos a circularidade total sem comprometer a qualidade do material reciclado pós-consumo”, afirma Naima Boutroy, especialista global em embalagens da Sidel.
As garrafas Actis já são recicláveis e aprovadas nos fluxos europeus de garrafa para garrafa de qualidade alimentar. O prémio APR Design Award for Recyclability é um testemunho do design para a circularidade das garrafas Actis.
“A tecnologia de revestimento barreira por plasma Actis pode aumentar o prazo de validade até três vezes para produtos gaseificados e até dez vezes para produtos sensíveis ao oxigénio, dependendo do tipo de produto e do peso e tamanho da garrafa”, acrescenta Alexandre Huet, gestor de produtos de sopro e revestimento da Sidel.
O Actis também permite reduzir o peso ao reduzir a quantidade de material PET necessário para a produção de garrafas, mantendo ao mesmo tempo a resistência e as propriedades de barreira necessárias para as bebidas.
Por exemplo, uma garrafa PET padrão de 500 ml e 24 g para refrigerantes carbonatados tem normalmente um prazo de validade de dez semanas, mas com a tecnologia Actis pode atingir um prazo de validade alargado de 24 semanas, poupando cinco gramas de PET, o que representa uma poupança de mais de 20% nas emissões de gases com efeito de estufa.
Globalmente, já foram instalados mais de trinta sistemas Actis, o que representa mais de cinco mil milhões de garrafas produzidas em todas as principais categorias de bebidas que requerem proteção de barreira.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa