O lançamento do projeto ReBioCycle teve lugar na University College Dublin, nos dias 2 e 3 de outubro de 2024. A European Bioplastics e os seus membros, incluindo o instituto Aimplas, a TotalEnergies Corbion, a Novamont, a Corbion, a Sulapac e a Kaneka, estão entre os 20 parceiros que uniram forças para desenvolver e implementar “um novo projeto europeu para soluções circulares de reciclagem de bioplásticos”, sob a liderança da University College Dublin e do Centro de Investigação SFI BiOrbic Bioeconomy.
Numa escala de demonstração e no ambiente operacional real para a reciclagem eficaz e eficiente de três tipos de bioplásticos - PLA, PHA e compósitos -, o projeto visa demonstrar o impacto acrescido da obtenção de polímeros reciclados de grau igual ou superior em aplicações de maior valor.
Jan Pels, diretor técnico e diretor executivo da TorWash, líder do centro holandês, afirma: “Atualmente, as tecnologias de reciclagem disponíveis para a reciclagem de plásticos biodegradáveis são limitadas, mas com este projeto vamos torná-las amplamente disponíveis. Assim, ninguém poderá dizer que não se pode mudar para plásticos biodegradáveis porque não é possível reciclá-los”.
O professor Kevin O' Connor, coordenador do projeto, espera que “o ReBioCycle expanda e demonstre tecnologias de reciclagem para plásticos biodegradáveis de base biológica: os plásticos biodegradáveis de base biológica podem ser mantidos no ciclo do material durante o maior tempo possível através de tecnologias de reciclagem inovadoras, demonstrando assim que os plásticos biodegradáveis de base biológica em fim de vida podem ser utilizados na bioeconomia circular”.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa