Durante três dias de intensas interações comerciais, partilha de conhecimentos e apresentações de especialistas, a 60ª edição da JEC World 2025 reafirmou a importância da indústria de compósitos na construção de um futuro mais sustentável. Sob o tema 'Pushing the Limits', a exposição destacou a versatilidade e a inovação destes materiais, que continuam a redefinir a redução de peso, o desempenho e as possibilidades de design num número crescente de aplicações.
Esta edição marcou um novo marco ao tornar-se a maior até à data, atraindo mais de 45.000 visitantes profissionais de 94 países. A feira contou com 27 pavilhões e mais de 1.350 expositores que apresentaram as inovações mais recentes do setor. Além disso, registou-se um aumento significativo das relações comerciais no âmbito do programa JEC Business Meetings.
A JEC World 2025 estabeleceu-se como um fórum de referência onde líderes da indústria, autoridades públicas e visionários discutiram os princípios da economia circular. Um dos momentos-chave foi o lançamento da Aliança Europeia de Compósitos Circulares (ECCA), a 4 de março, com o apoio da Comissão Europeia.
Durante o evento, foram assinadas numerosas alianças estratégicas, como a colaboração entre o instituto Fraunhofer e a ICC Japan, o acordo entre a Orbital e a Aditya Birla, ou a parceria entre a Vartega e a Syensqo. Foi também anunciada a criação da Composites TP Team, com a participação da Coriolis, Pinette, l'Institut de Soudure, Loiretech e CETIM, entre outros. Além disso, empresas como a Beneteau, a Veolia, a Composites Recycling, a Arkema, a Chomarat e a Owens Corning uniram esforços para desenvolver os primeiros barcos de recreio circulares.
A cadeia de valor mundial dos compósitos reuniu-se em Paris num evento que juntou tanto grandes como pequenas e médias empresas. Mais de 50 start-ups participaram na feira, proporcionando um ambiente dinâmico para a criação de contactos e oportunidades de negócio. Graças à plataforma de reuniões de negócios JEC, realizaram-se mais de 13.500 reuniões pré-agendadas, mais 68% do que em 2024, o que reflete o dinamismo do setor.
Várias delegações oficiais visitaram o evento, incluindo ministros dos negócios estrangeiros, embaixadores e representantes de 16 países, como a Áustria, o Brasil, a Bulgária, o Egito, a Alemanha, o Japão, a Coreia do Sul, a Espanha, a Tailândia, a Turquia e os Estados Unidos.
Com mais de 600 novos produtos e desenvolvimentos apresentados, a JEC World reafirmou o seu papel como uma plataforma para a introdução de inovações no mercado global. Os JEC Composites Innovation Awards reconheceram 11 projetos colaborativos, destacando o compromisso da indústria em criar novas soluções em todos os setores de aplicação de compósitos.
Na sua oitava edição, o concurso JEC Composites Startup Booster premiou três empresas dos Países Baixos, Espanha e Estados Unidos, considerando o seu potencial de mercado.
Um dos destaques foi a Live Demo Zone, onde estiveram em exposição processos automatizados e robóticos, bem como tecnologias de fabrico aditivo em grande escala. Para além disso, mais de 100 máquinas estiveram disponíveis nos stands dos expositores, oferecendo aos participantes uma experiência imersiva.
O reforço da parceria com a Sampe e a inclusão de espaços de exposição e conferências dedicadas a projetos de investigação e inovação permitiram à JEC World alargar o seu alcance a novos domínios.
Com 59% do espaço de exposição já reservado para a próxima edição, agendada para 10 a 12 de março de 2026, a JEC World continua a estabelecer-se como o epicentro da inovação em materiais compósitos, reafirmando o seu impacto no futuro da indústria.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa