Folhadela Rebelo, Lda.
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Avantium e Amcor Rigid Packaging colaboram no desenvolvimento de embalagens de origem vegetal

11/04/2025

A empresa holandesa Avantium assinou um acordo de desenvolvimento conjunto com a Amcor Rigid Packaging nos EUA para investigar a aplicação do seu polímero de base vegetal PEF, comercializado sob a marca Releaf, em embalagens rígidas para vários setores, tais como alimentos, bebidas, produtos farmacêuticos, médicos, produtos para o lar e cuidados pessoais.

No âmbito deste acordo, a Amcor comprometeu-se a reservar uma capacidade a longo prazo para a produção de PEF numa futura unidade industrial de grande escala baseada numa licença tecnológica da Avantium. Este compromisso confere à Amcor acesso preferencial aos volumes de PEF produzidos na rede de licenciados da Avantium.

Garrafa produzida com o polímero de base vegetal Releaf
Garrafa produzida com o polímero de base vegetal Releaf.

A Avantium desenvolveu um processo tecnológico patenteado para produzir FDCA (ácido furandicarboxílico), o principal componente do PEF. A empresa está atualmente a colocar em funcionamento a primeira fábrica de FDCA em Delfzijl, nos Países Baixos. Esta unidade desempenhará um papel fundamental na estratégia de licenciamento da Avantium, permitindo a venda direta de FDCA e PEF aos clientes, para além de oferecer licenciamento de tecnologia a parceiros industriais. Garantir uma procura comercial suficiente é fundamental para os futuros licenciados, e o acordo de reserva de capacidade com a Amcor demonstra a capacidade da Avantium para satisfazer esta procura.

O Releaf é um polímero 100% vegetal que pode ser reciclado nos atuais sistemas de reciclagem de PET. Está incluído no Protocolo de Orientação Crítica da Associação de Recicladores de Plástico (APR), uma das referências mais reconhecidas para avaliar a reciclabilidade na conceção de embalagens de plástico. Também se destaca pelas suas propriedades de barreira, que prolongam o prazo de validade dos alimentos e bebidas, pela sua maior resistência mecânica, que reduz a utilização de materiais, e pela sua temperatura de processamento mais baixa, que reduz o consumo de energia em comparação com os plásticos tradicionais de origem fóssil. A sua menor pegada de carbono também apoia os objetivos da Amcor de alcançar a neutralidade climática até 2050.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    28/04/2025

  • Newsletter InterPlast

    14/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial