Nos últimos anos, muito graças aos incentivos europeus, a indústria percebeu que pode trabalhar em conjunto com estas estruturas para tirar partido do que de melhor elas têm para oferecer: conhecimento, tecnologia e tempo. Tempo para investigar, testar, errar, voltar a testar, até conseguirem entregar uma solução que, de facto, responda às necessidades do projeto.
A comemorar um quarto de século, o PIEP é um bom exemplo desta extraordinária evolução. Em entrevista à InterPlast, Cláudia Cristóvão, diretora-geral da instituição, refere mais de 350 projetos realizados ao longo deste período, 30 dos quais ainda em curso na área dos polímeros sustentáveis. Numa altura em que todos procuram novos materiais para responder às cada vez mais apertadas exigências ambientais, poder contar com esta ajuda é uma grande mais valia.
Nesta revista, com capa da Folhadela Rebelo, fique a saber também como está o mercado da injeção de plásticos em Portugal, com base na opinião dos participantes do estudo de mercado de máquinas de injeção, uma iniciativa da InterPlast que já vai na quarta edição. Spoiler alert: a indústria automóvel continua a dar-nos dores de cabeça, mas há setores que mantém algum dinamismo.
E dinamismo é também do que vamos precisar para acorrer a tantos eventos relacionados com o setor este ano. De participação obrigatória, a segunda edição do Plastics Summit – Global Edition promete ser ainda mais interessante e reunir em Lisboa, a 6 de outubro, mais de 2000 participantes de todo o mundo. No que respeita a feiras e exposições, além da EMAF que, apesar de não ser uma feira de plásticos, é suficientemente abrangente para interessar à maioria dos industriais, temos também a incontornável K 2025 e a Moldplas, em outubro e novembro, respetivamente. Isto para mencionar apenas as mais importantes.
A propósito, nesta edição, antecipamos um dos temas principais da K 2025: a digitalização. Diz quem sabe que se trata de um processo irreversível e que urge implementar, sob risco de perdermos ainda mais competitividade. Os organizadores da principal feira de plásticos e borracha asseguram que, em Düsseldorf, os visitantes terão acesso a muita informação sobre o tema.
Finalmente, mas não menos importante, dedicamos um caderno deste número à impressão 3D, começando com uma novidade: a entrada da Periplast neste mercado. Em entrevista, Daniel Sousa, diretor-geral da empresa conta-nos como nasceu esta área de negócio.
Boas leituras!
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