Folhadela Rebelo, Lda.
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Centros de I&D: porta aberta para a sustentabilidade

Luísa Santos15/04/2025
Imagen
Quem acompanhou a indústria de plásticos nacional nos últimos 25 anos lembra-se certamente do tempo em que os centros de investigação eram vistos como uma espécie de nave espacial, onde se testavam processos e materiais que dificilmente algum dia veriam a luz do dia. Não era bem assim na altura e, certamente, não é assim agora.

Nos últimos anos, muito graças aos incentivos europeus, a indústria percebeu que pode trabalhar em conjunto com estas estruturas para tirar partido do que de melhor elas têm para oferecer: conhecimento, tecnologia e tempo. Tempo para investigar, testar, errar, voltar a testar, até conseguirem entregar uma solução que, de facto, responda às necessidades do projeto.

A comemorar um quarto de século, o PIEP é um bom exemplo desta extraordinária evolução. Em entrevista à InterPlast, Cláudia Cristóvão, diretora-geral da instituição, refere mais de 350 projetos realizados ao longo deste período, 30 dos quais ainda em curso na área dos polímeros sustentáveis. Numa altura em que todos procuram novos materiais para responder às cada vez mais apertadas exigências ambientais, poder contar com esta ajuda é uma grande mais valia.

Nesta revista, com capa da Folhadela Rebelo, fique a saber também como está o mercado da injeção de plásticos em Portugal, com base na opinião dos participantes do estudo de mercado de máquinas de injeção, uma iniciativa da InterPlast que já vai na quarta edição. Spoiler alert: a indústria automóvel continua a dar-nos dores de cabeça, mas há setores que mantém algum dinamismo.

E dinamismo é também do que vamos precisar para acorrer a tantos eventos relacionados com o setor este ano. De participação obrigatória, a segunda edição do Plastics Summit – Global Edition promete ser ainda mais interessante e reunir em Lisboa, a 6 de outubro, mais de 2000 participantes de todo o mundo. No que respeita a feiras e exposições, além da EMAF que, apesar de não ser uma feira de plásticos, é suficientemente abrangente para interessar à maioria dos industriais, temos também a incontornável K 2025 e a Moldplas, em outubro e novembro, respetivamente. Isto para mencionar apenas as mais importantes.

A propósito, nesta edição, antecipamos um dos temas principais da K 2025: a digitalização. Diz quem sabe que se trata de um processo irreversível e que urge implementar, sob risco de perdermos ainda mais competitividade. Os organizadores da principal feira de plásticos e borracha asseguram que, em Düsseldorf, os visitantes terão acesso a muita informação sobre o tema.

Finalmente, mas não menos importante, dedicamos um caderno deste número à impressão 3D, começando com uma novidade: a entrada da Periplast neste mercado. Em entrevista, Daniel Sousa, diretor-geral da empresa conta-nos como nasceu esta área de negócio.

Boas leituras!

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    28/04/2025

  • Newsletter InterPlast

    14/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial