A RecyClass publicou uma nova versão da Metodologia de Reciclabilidade em antecipação às próximas alterações legislativas. Esta atualização visa continuar a apoiar a cadeia de valor do plástico na transição para a circularidade.
Entre as principais alterações, o sistema de classificação de reciclabilidade da RecyClass, que até agora consistia em seis categorias, será reduzido para três. As classes D, E e F serão eliminadas e passam a ser consideradas 'não recicláveis'.
Além disso, os limites de conteúdo reciclável do plástico foram ajustados para se alinharem com os critérios preliminares propostos pelo Regulamento de Embalagens e Resíduos de Embalagens (PPWR, na sigla em inglês). Estas alterações também foram integradas no Esquema de Auditoria da RecyClass para a reciclabilidade de embalagens plásticas.
“Durante a última década, a RecyClass forneceu ferramentas e certificações fiáveis para promover a circularidade do plástico. Com esta atualização, garantimos a otimização da metodologia em consonância com a nova regulamentação”, afirmou Paolo Glerean, presidente da RecyClass.
Com esta redefinição da sua metodologia, a RecyClass reforça o compromisso com um quadro científico sólido que ajuda a indústria a cumprir os novos objetivos legislativos e a avançar para uma economia circular do plástico.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa