Na sua fábrica instalada na região de Barcelona, a Renolit produz películas flexíveis de alta qualidade em PVC. Graças ao inovador Sistema Continuo de Filtração SFneos da Gneuss, recentemente incorporado na linha de produção, a Renolit pode agora reutilizar uma percentagem significativa de material reciclado sem comprometer a qualidade do produto ou a eficiência da produção.
As películas flexíveis em PVC fabricadas pela Renolit são revestidas com poliéster e, apesar dos rigorosos processos de separação, os resíduos ainda contêm uma pequena quantidade de poliéster residual. Isso é suficiente para causar problemas com filtros do tipo placa deslizante convencionais: as trocas frequentes devido à carga de contaminação causam interrupções na produção e alterações no fluxo que, no caso do PVC flexível, levam a queimas/degradações frequentes.
O filtro SFneos fornecido pela Gneuss à Renolit foi altamente personalizado para se adaptar com precisão à extrusora de duplo eixo, com percursos de fluxo extremamente curtos e reologicamente otimizados, concebidos com a ajuda de um software de simulação de fluxo.
O SFneos funciona de forma contínua e estável sob pressão, mesmo com cargas de contaminação elevadas e variáveis.
Graças a estas características únicas de desempenho, a Renolit conseguiu processar uma elevada percentagem de material reciclado contendo poliéster residual, sem interrupções na produção e, consequentemente, aumentar significativamente o rendimento e a eficiência da sua linha de extrusão existente, sem comprometer a qualidade dos seus produtos. Ao mesmo tempo, ao utilizar material residual (que geralmente é difícil de reciclar), a Renolit está a poupar recursos valiosos.
Em aplicações de reciclagem pós-industrial, os sistemas de filtragem da Gneuss podem desempenhar um papel decisivo para libertar todo o potencial, tornar os processos mais rentáveis e contribuir para a sustentabilidade.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa