Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
A evolução de uma das inovações pioneiras na indústria de moldagem por injeção

Engel assinala 35 anos da tecnologia sem colunas na K 2025

14/07/2025

Quando, em 1989, a Engel apresentou pela primeira vez uma máquina de injeção sem colunas na feira K, a reação foi mista: fascínio técnico, por um lado, e ceticismo, por outro. Naquela época, poucos poderiam prever que esse design 'revolucionário' se tornaria uma das tecnologias mais bem-sucedidas neste tipo de equipamentos. Hoje, 35 anos depois, a Engel conta com mais de 85.000 máquinas sem colunas entregues em todo o mundo – e continua a impulsionar essa tecnologia com um foco consistente nas necessidades dos clientes. Na K 2025, a empresa austríaca volta a inovar e apresenta, em estreia mundial, uma nova máquina injeção elétrica sem colunas.

A primeira estrutura sem barras de ligação em laboratório...
A primeira estrutura sem barras de ligação em laboratório. Um conceito revolucionário que se tornou um sucesso global graças às suas vantagens significativas para os clientes.

O benefício para o cliente como ponto de partida

O impulso para o desenvolvimento de uma máquina sem colunas veio da experiência prática: um cliente disse à Engel o quanto as quatro colunas interferiam na configuração do molde e como seria mais fácil trocar os moldes sem elas no caminho. O departamento de desenvolvimento da Engel pegou essa ideia e examinou se seria possível projetar a unidade de fixação de uma máquina de injeção totalmente sem colunas. Uma ideia simples, mas um grande salto em termos de design. Até então, era considerado um princípio inquestionável na engenharia mecânica que uma máquina de injeção deveria ter quatro colunas, independentemente do tamanho ou da aplicação. A unidade de fixação sem colunas marcou um novo começo radical na engenharia.

Trabalho técnico pioneiro da Alta Áustria

A inovação foi alcançada com um novo princípio de articulação que compensa a assimetria da aplicação da força na estrutura em C. Em vez de guiar a placa sobre as barras de ligação, como era feito anteriormente, o molde é fixado através de uma estrutura sólida – com uma articulação de barra de flexão livremente móvel entre a placa móvel e o pistão de fixação. Este elemento Flex-Link, agora patenteado e aperfeiçoado sob o nome Force Divider, garante que as metades do molde permaneçam absolutamente paralelas. Simultaneamente, proporciona uma distribuição uniforme da força de fixação em todas as cavidades da placa e, portanto, em toda a superfície do molde. Isto marcou o nascimento de uma nova geração de máquinas que não só impressionaram tecnicamente, mas também oferecem novas liberdades no design de moldes. A primeira série completa entrou em produção em 1990 – o nome victory tornou-se o nome oficial do produto em 2000.

Experiência e evolução ao longo de quatro gerações

O que começou com um pino de alavanca no protótipo foi sistematicamente desenvolvido ao longo de várias gerações. A Engel aperfeiçoou continuamente o sistema de articulação das suas máquinas sem colunas, evoluindo de rolamentos deslizantes lubrificados manualmente para o atual Flex-Link com aplicação descentralizada da força. Ao mesmo tempo, a série de máquinas foi progressivamente ampliada e aprimorada com novas tecnologias de acionamento.

Hoje, o portfólio de máquinas sem colunas da Engel compreende três variantes:

Todas estas três variantes partilham as vantagens da unidade de fixação sem colunas: utilização máxima da superfície de montagem do molde, mudanças de molde mais rápidas, acesso ergonómico à área do molde e conceitos de automatização flexíveis.

Outra vantagem económica da área de molde grande e aberta é que permite a utilização de moldes muito grandes e complexos em máquinas com uma força de fixação relativamente baixa.

Graças à sua tecnologia sem colares, a série Engel victory oferece amplo espaço para moldes grandes e automação extensa...

Graças à sua tecnologia sem colares, a série Engel victory oferece amplo espaço para moldes grandes e automação extensa. A placa de pressão de tamanho generoso muitas vezes elimina a necessidade de investir em uma máquina maior.

Sucesso através da consistência dos princípios

A posição única da Engel no campo da tecnologia sem colunas não se deve apenas à sua liderança tecnológica precoce. A empresa também garantiu a sua posição através do desenvolvimento contínuo e da proteção abrangente de patentes. Desde cedo ficou claro que as vantagens vão muito além da simplificação da troca de moldes. Especialmente para moldes de alta cavidade com uma área projetada pequena, o design sem colunas permite a utilização de máquinas menores com consumo de energia significativamente menor e custos de investimento reduzidos.

Eficiência energética por princípio

Um marco no desenvolvimento foi a introdução da tecnologia de acionamento servo-hidráulico ecodrive, que reduz o consumo de energia das máquinas hidráulicas ao nível das máquinas totalmente elétricas. Em combinação com a unidade de fixação sem colunas, isso resulta numa solução ideal para aplicações exigentes com altos requisitos de eficiência energética. Hoje, a Engel equipa todas as máquinas de injeção hidráulicas e híbridas com ecodrive como padrão.

Visão de futuro: modular, integrada, preparada para o futuro

O facto de a tecnologia de máquinas sem colunas continuar tão relevante hoje como há 35 anos é evidente, sobretudo, na sua adaptabilidade. Seja para aplicações em salas limpas, tecnologia multicomponente ou células de produção altamente automatizadas, as máquinas de injeção sem colunas da Engel podem ser configuradas de forma modular e de acordo com as necessidades. Ao fazer isso, elas permanecem fiéis ao seu princípio fundamental: máxima eficiência através da simplificação funcional.

Na K 2025, a ENGEL apresentará em estreia mundial a nova geração de máquinas de moldagem por injeção elétricas sem colunas...
Na K 2025, a ENGEL apresentará em estreia mundial a nova geração de máquinas de moldagem por injeção elétricas sem colunas.

Perspectivas para a K 2025: próxima etapa da evolução com uma estreia mundial

Na feira K 2025, a Engel apresentará pela primeira vez a próxima etapa evolutiva da sua tecnologia elétrica sem colunas. O foco está nos avanços de design que criam benefícios adicionais para os utilizadores. O objetivo é dar resposta às necessidades específicas dos clientes com ainda mais precisão – assim como há 35 anos, quando uma pergunta simples levou a um conceito de máquina completamente novo.

Visite o stand da empresa na K 2025 em Düsseldorf (Pavilhão 15, Stand B42 & C58)

Em Portugal, a Engel é representada pela empresa Equipack.

REVISTAS

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    14/07/2025

  • Newsletter InterPlast

    07/07/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial