O projeto Sisters, financiado pela UE, visa reduzir sistematicamente a perda e o desperdício de alimentos na Europa através da implementação de soluções inovadoras ao longo de toda a cadeia de valor agroalimentar. A sua abordagem global visa reduzir o desperdício alimentar em 27,4% e reduzir as emissões de CO2 em cerca de 20% nos estudos de caso analisados, alinhando-se plenamente com as estratégias europeias de sustentabilidade e eficiência.
Neste contexto, o centro tecnológico Aitiip está a liderar um dos pacotes de trabalho mais inovadores do projeto, centrado no desenvolvimento de embalagens sustentáveis e funcionais para reduzir significativamente o desperdício alimentar durante a fase de processamento. Estas embalagens, concebidas com materiais de base biológica, procuram preservar a qualidade dos alimentos e prolongar o seu prazo de validade através da incorporação de aditivos naturais provenientes da alcachofra. Além disso, estas embalagens são recicláveis, biodegradáveis e compostáveis em casa, graças à incorporação de enzimas que facilitam a sua decomposição no final do ciclo de vida.
As soluções estão atualmente a ser testadas em condições reais com diferentes tipos de alimentos, permitindo avaliar a sua viabilidade técnica, o impacto na segurança alimentar e o potencial de escalabilidade. Além disso, o projeto está também a desenvolver tecnologias de rotulagem inteligente para monitorizar o estado dos alimentos em tempo real, fornecer informações úteis ao consumidor e reduzir o desperdício devido à expiração prematura.
O projeto foi estruturado em duas fases. Na primeira, a fase-piloto, foram testadas várias formulações para selecionar as mais promissoras. Na segunda fase, atualmente em curso, o comportamento dos materiais selecionados está a ser validado em ambientes semi-industriais e industriais, com o objetivo de preparar a sua futura comercialização.
Até à data, foram desenvolvidos quatro formatos de embalagem inovadores utilizando várias tecnologias de produção, nomeadamente: fimes estiráveis produzidos por extrusão-sopro e chapa plana; formatos flow pack e filmes de selagem produzidos por extrusão-sopro; embalagens rígidas, como as 'clamshells', produzidas por termoformagem; e embalagens rígidas produzidas por injeção. Estas alternativas não só contribuem para reduzir o desperdício alimentar, como também representam uma resposta concreta à necessidade de substituir as embalagens de plástico tradicionais por opções sustentáveis no âmbito da economia circular.
Estas soluções de embalagem foram validadas tanto a nível técnico como junto dos consumidores. Em testes industriais, os tabuleiros revelaram um excelente desempenho e os filmes passaram com êxito os testes de selagem a quente. Além disso, os materiais são biodegradáveis em casa, com uma decomposição de mais de 90% em menos de um ano e sem efeitos tóxicos nos resíduos compostados. Os testes de aceitação do consumidor confirmaram que as embalagens Sisters foram classificadas como iguais ou melhores que as embalagens convencionais, especialmente em formatos como bolsas, filmes e tabuleiros.
O projeto Sisters atua de forma coordenada em diferentes fases da cadeia agroalimentar para reduzir o desperdício alimentar na Europa. Através de soluções tecnológicas, sustentáveis e orientadas para o mercado, o consórcio trabalha não só no domínio das embalagens, mas também em iniciativas como a promoção da venda direta pelos produtores através de plataformas digitais ou o desenvolvimento de sistemas inteligentes para melhorar o transporte e a conservação de alimentos frescos. Tudo com o objetivo comum de transformar o sistema agroalimentar num modelo mais eficiente, responsável e alinhado com os princípios da economia circular.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa