Ampacet Europe, S.A.
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Bioplásticos: motor da bioeconomia e oportunidades para o futuro

15/09/2025

Os bioplásticos são um componente essencial da bioeconomia e oferecem soluções promissoras para os desafios ambientais. Cada vez mais empresas têm vindo a competir neste mercado inovador e orientado para o futuro. O relatório da Ceresana sobre polímeros 'verdes' revelou um crescimento consistente do amido termoplástico, do ácido polilático e de outros biopolímeros ao longo da última década. Até mesmo plásticos de engenharia sofisticados passaram a ser fabricados, cada vez mais, parcialmente a partir de matérias-primas renováveis.

Imagen

No entanto, o campo da bioeconomia manteve-se complexo: termos como 'de base biológica e biodegradável', 'biogénico', 'bio-preferencial', 'bio-atribuído' ou 'bio-certificado' geraram confusão para profissionais e investidores. Ao mesmo tempo, os mercados desenvolveram-se rapidamente: inovações ao longo de toda a cadeia de valor, novas aplicações na indústria e no setor de bens de consumo, bem como investimentos crescentes, tornaram os bioplásticos cada vez mais atrativos, não apenas do ponto de vista ecológico, mas também económico. As empresas enfrentaram, assim, o desafio de manter uma visão global e tomar decisões estratégicas informadas.

Evento debate futuro dos bioplásticos

Os bioplásticos já tinham tido destaque no evento Future of BioEconomy, o primeiro da série digital Future of Bio. Entretanto, no evento online Future of Bioplastics, realizado a 10 e 11 de setembro pela Ceresana, o tema voltou a ser debatido. Especialistas de empresas de renome, como a Aquapak, BASF, UPM, Plastrans, Normec OWS, NG Nordic, Westerkamp, TotalEnergies Corbion, Aimplas, Biobased Circular, SKZ e Cefic, partilharam tendências, exemplos práticos e perspetivas económicas. O evento contou ainda com painéis de discussão interativos, envolvendo startups, grandes empresas, meios de comunicação especializados, investidores, investigadores, políticos e representantes da administração pública. Houve diversas oportunidades de networking para fortalecer relações comerciais, trocar experiências e estabelecer novos contactos.

Oportunidades de mercado

Durante o evento foi apresentada uma análise detalhada dos mais recentes desenvolvimentos neste campo, incluindo informações sobre a dinâmica económica, inovações e aplicações práticas. A principal conclusão do evento é que estes materiais têm um enorme potencial e podem ser utilizados numa enorme variedade de aplicações — desde filmes agrícolas e têxteis até eletrodomésticos, eletrónica, tecnologia médica, construção, engenharia automóvel, aviação e aeroespacial. Entre os setores, a indústria de embalagens mantem-se como a maior consumidora de plásticos. No contexto do 'Green Deal' e da economia circular, os bioplásticos apresentaram soluções relevantes para este setor. Contudo, a disponibilidade de matérias-primas biogénicas e a transformação de inovações em produtos comercializáveis continuam a ser desafios significativos.

REVISTAS

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    15/09/2025

  • Newsletter InterPlast

    08/09/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial