Na próxima Drinktec 2025, a Sumitomo (SHI) Demag vai demonstrar toda a sua experiência em tecnologias 100% elétricas de fabrico de embalagens sob o lema ‘Today. Tomorrow. Electric’. Entre as soluções em exposição estará a máquina PAC-E, concebida especificamente para o fabrico de tampas a alta velocidade, que representa um passo decisivo para a eletrificação total da indústria.
A máquina PAC-E totalmente elétrica da Sumitomo (SHI) Demag permite aos fabricantes poupar até 50% em custos de energia em comparação com uma máquina híbrida.
A empresa está a concentrar os seus esforços em facilitar a transição dos fabricantes de embalagens de ciclo rápido para tecnologias elétricas mais limpas e mais eficientes. Segundo Arnaud Nomblot, diretor do desenvolvimento do negócio da embalagem, para além de reduzir para metade o consumo de energia, a fiabilidade destas máquinas e a sua capacidade de ciclo rápido permitem aumentar a produção industrial.
A combinação do know-how da alta velocidade e da tecnologia elétrica permite à PAC-E reduzir os custos energéticos até 50%. A máquina foi desenvolvida e validada em colaboração com alguns dos maiores fabricantes mundiais de tampas, o que permitiu verificar tanto a sua ecoeficiência como a sua relação custo-eficácia.
Em exposição na Drinktec estará a PAC-E 420t, equipada com um molde de 72 cavidades da Z-Moulds, capaz de produzir 2.100 tampas de bebidas 26/22 por minuto. A célula inclui também um sistema de desumidificação da área do molde fornecido pela Eisbär e incorpora o sistema completo de pós-processamento da IMDVista, que abrange o manuseamento, o arrefecimento, a inspeção, a triagem e a personalização da embalagem final.
A PAC-E destaca-se pela sua capacidade de produzir embalagens leves com um tempo de ciclo seco ultrarrápido e uma velocidade de injeção de até 550 mm/s. Inclui também um sistema de lubrificação em circuito fechado, adequado para aplicações com elevados requisitos de higiene, como as embalagens alimentares ou médicas.
Numa comparação com uma máquina híbrida de alta velocidade, a Nomblot cita um estudo de caso na produção de tampas de bebidas carbonatadas de 1,8 g com um molde de 72 cavidades e um tempo de ciclo de 3,9 segundos, em turnos anuais de 8.000 horas. A poupança anual de energia ascende a 300 MWh, o que representa uma poupança económica de 90 000 euros, a um custo de 30 ct/kWh.
Para os fabricantes de grandes volumes, a fiabilidade e os tempos de ciclo rápidos são fatores-chave para aumentar a capacidade de produção. De acordo com Nomblot, este é um dos principais pontos fortes da PAC-E, permitindo-lhe manter uma taxa de produção estável e adaptar-se às variações do processo para garantir um rendimento ótimo.
Atualmente disponível com forças de aperto de 350 e 420 toneladas, a PAC-E é compatível com o software de aquisição e análise de dados da Sumitomo (SHI) Demag, 'myAssist', uma plataforma aberta e multiplataforma.
A máquina também está preparada para integrar a tecnologia de passaporte digital do produto. Como membro ativo da comunidade R-Cycle, a Sumitomo (SHI) Demag está empenhada em soluções interoperáveis que facilitam a rastreabilidade do plástico e contribuem para reduzir a pegada de carbono ao longo de toda a cadeia de valor da embalagem.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa