A Fanuc vai apresentar na feira K 2025, que se realizará de 8 a 15 de outubro em Düsseldorf, uma nova série de máquinas de injeção. No seu stand A50 do pavilhão 14, a empresa apresentará a série Roboshot SC, uma gama de máquinas rápidas e versáteis que mantém o tamanho compacto dos modelos anteriores, mas que permite trabalhar com moldes maiores e mais profundos.
As novidades incluem maiores velocidades de operação, mais combinações de unidades de injeção e novas funções de economia de energia, destinadas a transformadores de plástico e fabricantes que procuram otimizar os seus processos.
Com mais de 40 anos de experiência no desenvolvimento de máquinas de injeção totalmente elétricas, a Fanuc, representada pela AGI, incorporou nesta nova série uma gama mais ampla de diâmetros de fuso, maior força de fecho, uma abertura e fecho de molde mais amplos, pratos de maior tamanho e maior distância entre colunas. O design também oferece mais espaço na zona de ejeção, o que facilita a instalação e a troca de moldes.
Apesar destas melhorias, o modelo mantém o seu tamanho compacto, um aspeto fundamental face ao elevado custo do espaço no chão de fábrica. Esta combinação de desempenho e dimensões reduzidas foi concebida para fabricantes que procuram aumentar a sua produção sem aumentar os custos de espaço.
No seu stand na K 2025, a Fanuc irá mostrar em funcionamento a máquina de injeção Roboshot S180C, que irá produzir componentes com biopolímeros, em linha com os esforços da empresa em matéria de sustentabilidade e economia circular. Este compromisso reflete-se em vários reconhecimentos internacionais obtidos em 2025, entre os quais a classificação Platinum da EcoVadis, a pontuação máxima AAA na classificação ESG da MSCI e a inclusão na lista 'A' do CDP.
A célula de demonstração contará também com um robô industrial Fanuc da série LR-10 responsável pela manipulação automatizada de peças. A série é completada com o modelo maior Roboshot S350C (com uma força de fecho de 350 toneladas. Mais novidades serão anunciadas no próprio stand.
Os fabricantes de peças plásticas exigem equipamentos que permitam uma maior produtividade, pelo que a nova série Roboshot SC incorpora melhorias na velocidade de abertura e fecho do molde, reduzindo os tempos de ciclo e aumentando o rendimento por hora. Especificamente, o modelo S350C, destinado a setores como o da embalagem, oferece um tempo de abertura e fecho do molde de 2,26 segundos, contra os 3,25 segundos do modelo anterior comparável, o que representa uma melhoria de 40% dependendo da aplicação. Este desempenho é reforçado por melhorias no sistema de ejeção.
A série também amplia as opções de unidades de injeção que podem ser combinadas com diferentes unidades de fecho e adaptadas a mais aplicações. O redesenho do acesso ao ejetor também facilita as trocas de molde, reduzindo os tempos de preparação.
Outra novidade é a gestão otimizada da energia, com o objetivo de diminuir o consumo elétrico. Entre estas melhorias encontra-se um novo monitor energético para o processo de plastificação, que analisa o balanço energético nas fases de transferência de calor, cisalhamento e perdas de energia. Também é incorporada uma função de ajuste ecológico da temperatura para otimizar o uso de energia.
Durante o evento, a Fanuc irá também realizar demonstrações ao vivo de um novo software baseado em inteligência artificial (IA) para melhorar a eficiência energética e facilitar a resolução de problemas. Entre outras inovações, serão apresentadas a ferramenta IoT Roboshot LINKi2 para a gestão de informação de qualidade, novas interfaces de ligação com sistemas de terceiros e o pacote básico do sistema Field, uma plataforma integral concebida para apoiar a transformação digital dos processos de fabrico.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa