Sob o lema 'Today. Tomorrow. Electric.', a Sumitomo (SHI) Demag vai apresentar na K 2025 uma mostra dos seus desenvolvimentos mais vanguardistas, resultado da estreita colaboração entre equipas alemãs e japonesas. Segundo a empresa, esta sinergia está a impulsionar a eficiência de processos e a reforçar o compromisso da marca com uma fabricação sustentável baseada na tecnologia de injeção totalmente elétrica.
Assim, na K 2025 a Sumitomo (SHI) Demag irá expor um total de oito máquinas totalmente elétricas, com opções da gama IntElect para vários segmentos de mercado. Além disso, serão apresentadas duas novas máquinas PAC-E, desenvolvidas em conjunto com especialistas em acionamentos elétricos no Japão e concebidas para ciclos rápidos.
A automação também terá um papel de destaque no stand principal, com soluções desenvolvidas pela empresa irmã Leifeld, do grupo Sumitomo Heavy Industries.
Um dos principais destaques do stand da empresa será a IntElect 350t de dois componentes, equipada com um robô SAM-C20 na configuração R. Esta opção padrão para máquinas de 220 a 500 toneladas incorpora um sistema com distância de bico ajustável para maior versatilidade.
O objetivo é mostrar os benefícios de uma solução completa com um único fornecedor: desde a integração de máquinas, robótica e periféricos até à validação de células e componentes de segurança.
Na área da embalagem, uma PAC-E de 420 toneladas irá fabricar tampas com um molde de 72 cavidades da Z-Moulds, alcançando um ciclo de apenas 2 segundos. Esta célula inclui impressão digital em linha através da solução suíça da CAPrint, um sistema de desumidificação da Eisbär e um sistema de inspeção e embalagem da IMDVista.
Uma segunda PAC-E 420t mostrará uma aplicação médica, produzindo desde copos a tubos para colheita de sangue com uma elevada repetibilidade.
Com tecnologia de fecho limpa desenvolvida na Alemanha, esta célula contará com automação da Zubler e moldes da Otto Hofstetter, demonstrando a aplicabilidade destas máquinas em diferentes setores.
A Sumitomo (SHI) Demag também enfatiza a sua experiência em moldagem com silicone líquido (LSR) com três células de produção IntElect distribuídas entre o seu stand principal e os dos parceiros Nexus (pavilhão 12, stand B53) e Kracht (pavilhão 11, stand E48). Estas colaborações destacam o valor das alianças técnicas para enfrentar desafios complexos.
“Uma aplicação LSR de alto desempenho precisa de uma máquina de injeção de alta tecnologia, especialmente em termos de repetibilidade, precisão, qualidade e eficiência energética”, afirma Jens Dickel, key account manager do semento de LSR.
O novo robô SAM-C5 será apresentado de forma autónoma para destacar as suas capacidades. Concebido para ciclos de seis segundos e com um formato ultracompacto, pode ser montado numa IntElect 75t sem exceder os três metros de altura total. Isto torna-o ideal para instalações com limitações de espaço e permite uma integração fluida em linhas existentes, explica Jürgen Schulze, diretor de desenvolvimento de negócios em automação.
Além disso, outras soluções serão exibidas nos stands de parceiros como a Sepro (pavilhão 12, stand A36), onde estará uma IntElect S 130t a produzir tampas de tubos centrífugos, e a Technotrans (pavilhão 10, stand H23), onde se irão fabricar tampas reutilizáveis numa IntElect S 75t equipada com o robô SAM-C.
Todas as máquinas instaladas no stand da Sumitomo (SHI) Demag estarão conectadas através da plataforma myAssist, que permite a troca de dados entre sistemas e fabricantes. Thomas Schilling, responsável pelas soluções digitais da empresa, irá explicar como esta integração aberta, baseada em OPC UA, se adapta a diferentes níveis de digitalização do cliente e facilita a recolha e análise de dados de qualidade em tempo real.
Como parte da Sumitomo Heavy Industries, a Sumitomo (SHI) Demag beneficia de um ecossistema tecnológico sólido. Um exemplo notável é o misturador Moriyama, desenvolvido em colaboração entre a Leifeld (Alemanha) e a Nihon Spindle Manufacturing (Japão). Este equipamento, altamente flexível e fácil de limpar, destaca-se pela sua eficiência na troca de materiais e pelo cumprimento das normas europeias.
De acordo com o CSO, Anatol Sattel, esta edição da K reforça a importância de partilhar conhecimentos dentro do grupo: “O desenvolvimento sustentável e a abertura de novos mercados dependem dessas coligações entre parceiros com os mesmos valores. A circularidade é construída com base na confiança e na colaboração”.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa