O PIEP vai apresentar os resultados de nove projetos de investigação, desenvolvimento e inovação no Plastics Summit – Global Event 2025, que decorre a 6 de outubro, na FIL em Lisboa.
Estes projetos integram a Agenda Mobilizadora para Plásticos Sustentáveis do PRR e confirmam a liderança e o compromisso do PIEP em desenvolver soluções ecologicamente seguras, com destaque para novos polímeros reciclados, biopolímeros e materiais biocompostáveis.
Sob o mote ‘Rumo a uma Nova Era de Sustentabilidade Responsável e Holística’ a cimeira vai reunir mais de 1.500 participantes de todo o mundo, incluindo líderes empresariais, decisores políticos, investigadores e representantes da sociedade civil, para debater o futuro dos plásticos na economia circular.
O projeto Olivepit, desenvolvido com a Sovena, Safiplás e Flexaco, valoriza caroços de azeitona para criar polímeros biodegradáveis aplicados, por exemplo, em formas para calçado, que podem ser compostados no final do ciclo de vida.
Já o projeto Ecoboard, em parceria com a Sirplaste, Sedacor e IKEA Industry Portugal, transforma resíduos de embalagens recicladas em placas sustentáveis para transporte de móveis e componentes de mobiliário, oferecendo alternativa ao aglomerado convencional.
Atualmente, o PIEP tem em curso mais de 30 projetos na área da sustentabilidade, envolvendo um financiamento de 14 milhões de euros.
“Com a aposta nos polímeros sustentáveis, estamos não apenas a expandir os limites da investigação científica, mas também a colaborar com empresas líderes para criar soluções que agregam inovação e valor. Estes projetos demonstram o nosso compromisso em responder às necessidades atuais e futuras, promovendo a economia circular e protegendo o ambiente para as próximas gerações”, afirma Cláudia Cristovão, diretora-geral do PIEP.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa