Ampacet Europe, S.A.
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
A química de cura dupla proporciona novos níveis de durabilidade, conforto e estética realista

Carbon lança resina inovadora para impressão 3D de próteses dentárias

21/10/2025

A Carbon, especialista em tecnologia de impressão 3D, lançou uma resina inovadora para próteses parciais amovíveis flexíveis. Denominada FP3D, a nova resina é a primeira a incorporar a comprovada química de cura dupla da Carbon. Concebida para oferecer durabilidade, translucidez, precisão dimensional e flexibilidade excecionais, proporciona simultaneamente uma estética realista e vantagens de custo significativas em relação aos métodos de fabrico tradicionais.

A resina FP3D, aprovada pela FDA, oferece aos laboratórios dentários uma produção fiável, económica e rápida de próteses parciais flexíveis...
A resina FP3D, aprovada pela FDA, oferece aos laboratórios dentários uma produção fiável, económica e rápida de próteses parciais flexíveis.

O novo material é o resultado de vários anos de desenvolvimento em colaboração com a Keystone Industries, impulsionado pelo feedback direto dos laboratórios dentários que procuram uma alternativa imprimível aos métodos tradicionais de trabalho intensivo. O resultado é um dispositivo médico de Classe II aprovado pela FDA, concebido para oferecer níveis excecionais de durabilidade, flexibilidade e resistência.

A base do desempenho do FP3D é a química de cura dupla da Carbon, previamente validada em aplicações de alto desempenho, como equipamento desportivo de proteção, entressolas de calçado de alto desempenho e selins de bicicleta personalizados.

Daxton Grubb, presidente da R-Dent, um laboratório dentário dos EUA e um dos primeiros clientes a implementar o novo material FP3D, afirma: "a nova resina oferece vantagens financeiras tanto no que respeita à mão de obra, como em relação ao tempo de execução. As próteses flexíveis sempre foram um dos nossos principais produtos, mas o seu fabrico exige muita mão de obra, pelo que a capacidade de digitalizar este produto simplificou consideravelmente os fluxos de trabalho. Quanto mais crescemos, mais utilizamos estas impressoras; quando se trata de aumentar a escala, não sei como poderia ser feito de outra forma”.

As principais vantagens do FP3D incluem:

  • Biocompatibilidade e segurança: a nova resina foi aprovada pela FDA para o fabrico de próteses parciais removíveis e está em conformidade com as normas ISO 10993 para a biocompatibilidade. O material também está em conformidade com as normas ISO 20795-1 para a extração de monómeros livres.
  • Flexibilidade e resistência otimizadas: módulo de flexão, resistência e flexibilidade de 800 MPa, concebidos para um ajuste confortável sem comprometer a integridade estrutural.
  • Durabilidade excecional: validadas através de mais de 20.000 ciclos de fadiga, as próteses parciais flexíveis impressas em resina FP3D suportam tensões repetidas que excedem os três anos de vida útil.
  • Vantagens económicas: em comparação com os métodos de fabrico tradicionais, a FP3D oferece um fluxo de trabalho simplificado que pode ajudar a reduzir o tempo e o esforço.
  • Estabilidade dimensional: a baixa absorção de água (1,82 μg/mm³) ajuda a resistir ao inchaço ou à deformação em ambientes húmidos, ajudando a manter uma forma e um desempenho consistentes para os pacientes. Estética natural e capacidade de polimento: a elevada translucidez e a capacidade de polimento melhorada proporcionam um aspeto realista e facilidade de acabamento. Disponível em várias tonalidades, incluindo rosa original, rosa avermelhado claro e veios escuros, o material foi concebido para satisfazer uma vasta gama de necessidades estéticas.
  • Integração perfeita no fluxo de trabalho: concebido para se integrar facilmente nos fluxos de trabalho de prótese digital existentes, incluindo a cassete de polimento AO da Carbon.
A resina FP3D apresenta a química de cura dupla da Carbon, que proporciona uma combinação inigualável de resistência e flexibilidade...

A resina FP3D apresenta a química de cura dupla da Carbon, que proporciona uma combinação inigualável de resistência e flexibilidade, garantindo o conforto do paciente e reduzindo o risco de fraturas.

“O FP3D estabelece um novo padrão em relação ao que as dentaduras digitais podem alcançar e já está a ter um impacto real nos laboratórios dentários”, comenta Terri Capriolo, vice-presidente sénior de Saúde Oral da Carbon. “As primeiras opiniões têm sido extremamente positivas: os laboratórios estão especialmente impressionados com a translucidez do material e a facilidade de integração com os fluxos de trabalho existentes. Ao introduzir a nossa química de dupla cura na odontologia, estamos a ajudar os laboratórios a otimizar ainda mais as suas operações, reduzir custos e oferecer melhores resultados aos pacientes”.

O FP3D já está disponível para comercializaço nos Estados Unidos e no Canadá. Após obter a autorização da FDA, a Carbon está agora focada no processo de aprovação pelas autoridades reguladoras europeias e espera alargar a disponibilidade comercial em toda a Europa em 2026.

REVISTAS

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    20/10/2025

  • Newsletter InterPlast

    13/10/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial