A Osbra GmbH, fornecedora alemã do setor automóvel, continua a crescer de forma sustentada, apesar do contexto de crise generalizada no setor. A empresa, especializada em processos de injeção e tecnologia de poliuretano, trabalha com alguns dos principais fabricantes de veículos do segmento de luxo, como Mercedes-AMG, Porsche, BMW Alpina, Aston Martin e Maybach. Atualmente, conta com 400 funcionários e ultrapassa os 80 milhões de euros de faturação anual.
As quantidades de produção variam consideravelmente: de aproximadamente 2.000 unidades anuais para o modelo DBX da Aston Martin até 40.000 peças para o BMW X6. Dependendo do tipo de componente e dos seus requisitos técnicos, a Osbra decide quando é rentável investir em injeção ou quando é mais adequado assumir um custo mais elevado por peça produzida em poliuretano, processo que implica mais trabalho manual e acabamentos posteriores.
Frequentemente, a empresa combina as duas tecnologias: peças grandes ou com variações significativas de espessura são fabricadas com PU, enquanto componentes mais pequenos são produzidos por injeção. Para tal, a Osbra trabalha há anos com máquinas da KraussMaffei, empresa representada pela Folhadela Rebelo.
Na sua nova nave de produção, equipada com sistemas de recuperação de calor e painéis fotovoltaicos que cobrem até 100% do consumo elétrico, a Osbra opera cinco máquinas de injeção da KraussMaffei, com forças de fecho que variam de 1.600 kN (modelo PX totalmente elétrico) a 14.500 kN (modelo MX), além de treze porta-moldes com capacidades de até 5.000 kN e pesos de componentes de até 12 kg. A tecnologia empregada permite alta eficiência: o uso de placas de fixação magnéticas reduz significativamente o tempo de troca de molde. Uma das máquinas PX incorpora placas alargadas (PX 161) e na MX 1300 é utilizado um fuso especialmente resistente ao desgaste. Também são aplicados processos como injeção de gás e espumação química.
Todas as máquinas são automatizadas com robôs lineares LRX e integram o pacote completo de soluções digitais socialProduction da KraussMaffei para o controle da produção, dos processos e da manutenção. É igualmente utilizada a função APCplus, que ajusta dinamicamente o ponto de comutação em função da viscosidade do material fundido, garantindo uma elevada constância do peso das peças, mesmo em produções com mudanças frequentes de molde.
A Osbra oferece um serviço integral aos fabricantes, desde o desenvolvimento de protótipos até à entrega de subconjuntos completos com cablagem e componentes eletrónicos. Entre as peças produzidas, destaca-se o para-choques pintado para o Mercedes-Benz Classe G (com peso de injeção de 2,8 kg e fabricado em polipropileno), que inclui sensores de assistência ao estacionamento. A grelha do radiador do mesmo modelo é fabricada com duas tampas e detalhes cromados em três cores por estampagem a quente. Também são produzidos componentes interiores, como consolas centrais e revestimentos do teto, fabricados com alcatifa e têxteis.
Em 2024, foi apresentada pela primeira vez uma versão totalmente elétrica do Mercedes G-Class, com dois novos elementos de destaque: uma grelha iluminada com tecnologia LED e uma caixa de armazenamento dividida em duas partes localizada na porta traseira, onde anteriormente se encontrava a roda sobressalente. Este compartimento guarda o cabo de carregamento, pode ser aberto e fechado a partir do banco do condutor e foi concebido para ser estanque e resistente a condições climáticas adversas. O desenvolvimento deste componente, que integra eletrónica sensível, representou um desafio técnico superado com sucesso graças à colaboração entre a Mercedes-Benz e a Osbra.
Com a perspetiva de projetos futuros, a Osbra prevê ampliar a sua fábrica com um novo pavilhão que incluirá um porta-moldes de grandes dimensões e dois sistemas de poliuretano. Já foi solicitada uma proposta técnica à KraussMaffei.
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