A Mocom apresentou na K 2025, em Düsseldorf, novos materiais desenvolvidos a partir de biopolímeros para aplicações de iluminação. Os novos graus Alcom LD Bio HTC e LG Bio HTC oferecem uma alternativa sustentável que combina elevadas prestações técnicas com uma qualidade ótica excecional.
Estes compostos foram concebidos para aplicações exigentes, como guias de luz, elementos decorativos ou componentes de acabamento interior em veículos. A sua resistência a fluidos e agentes químicos foi validada de acordo com as especificações de um fabricante automóvel, e os ensaios de exposição prolongada em ambientes reais — como os testes de intempéries realizados na Flórida e no Kalahari — confirmaram a sua adequação para aplicações em ambientes exteriores.
Os novos biopolímeros apresentam ainda maior resistência a meios agressivos do que os policarbonatos padrão, não contêm bisfenol A e demonstram níveis de birrefringência comparáveis aos do PMMA. Além disso, proporcionam ampla liberdade de design, graças às suas propriedades de difusão e transmissão da luz.
Com esta nova incorporação, a Mocom ampliou o seu portefólio de soluções para iluminação e reforçou a presença de materiais de base biológica em setores como a indústria automóvel, elétrica e eletrónica. As inovações foram apresentadas na feira K 2025, que decorreu de 8 a 15 de outubro em Düsseldorf, no stand conjunto da Mocom com as suas empresas parceiras Aalbis e Krahn Chemie.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa