O evento decorre a 22 de outubro, integrado na LogiPack 2025.
A Sociedade Ponto Verde (SPV) vai reunir decisores, especialistas e representantes institucionais para discutir os impactos e oportunidades do novo Regulamento Europeu sobre Embalagens e Resíduos de Embalagens (PPWR). O debate, intitulado ‘Unboxing the Future: Desafios e Oportunidades do novo Regulamento Europeu sobre Embalagens e Resíduos de Embalagens’, decorre a 22 de outubro, integrado na LogiPack 2025, que terá lugar entre 21 e 23 de outubro, na FIL, em Lisboa.
A sessão contará com a participação de representantes da Comissão Europeia, APA, REPER, Direção-Geral da Economia e CIP, oferecendo uma análise abrangente sobre o impacto do novo quadro legislativo europeu nas empresas, na administração pública e na economia circular.
Entre os oradores confirmados estão Wolfgang Trunk, da Comissão Europeia, Ana Trigo Morais (SPV), Teresa Goulão (REPER), Ana Cristina Carrola (APA), Helena Sanches (Direção-Geral da Economia) e Sílvia Machado (CIP). O encerramento ficará a cargo do Secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves (por confirmar).
O debate vai centrar-se não só nas implicações diretas do PPWR, mas também na Circular Economy Act (CEA), atualmente em consulta pública pela Comissão Europeia. A inovação será um dos eixos principais da discussão, com enfoque em soluções tecnológicas, novos modelos de negócio e práticas sustentáveis capazes de responder às exigências do novo quadro regulamentar europeu.
Segundo Ana Trigo Morais, CEO da SPV, “a SPV está empenhada em contribuir para uma transição ecológica baseada em dados fiáveis e inovação sustentável, numa ótica de transparência. Esta é uma oportunidade para reforçar um diálogo construtivo sobre o novo enquadramento europeu das embalagens, envolvendo todos os agentes relevantes do setor”.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa