Com uma frequência de 50 kHz, a nova tecnologia de rebitagem por ultrassons da Dukane garante fusões sem resíduos, tempos de ciclo reduzidos e integração total em linhas automatizadas. Uma inovação que redefine a soldadura e montagem de plásticos no setor automóvel.
A rebitagem por ultrassons, também conhecida pelo termo em inglês Ultrasonic Staking, é uma técnica essencial para a assemblagem de componentes. Trata-se de uma tecnologia rápida e usada principalmente para unir termoplásticos (plásticos termoformáveis) e, em certos casos, metais finos, ou para fixar materiais diferentes (como plástico a metal).
Ao contrário da soldadura por ultrassons, que visa criar uma ligação molecular entre materiais semelhantes (plástico a plástico), a rebitagem tem como objetivo deformar uma saliência (rib) de plástico para fixar permanentemente outra peça, o material plástico é remodelado (por exemplo, numa cabeça de rebite) para bloquear mecanicamente um outro componente.
A tecnologia patenteada de rebitagem por ultrassons em 50 kHz desenvolvida pela Dukane tem a particularidade de oferecer uma solução inovadora para a união de termoplásticos amorfos (maioritariamente PC/ABS) em ribs de parede fina, configuração utilizada frequentemente em setor automóvel, satisfazendo a procura por veículos mais leves e com baixo consumo de combustível.
Projetado para enfrentar os desafios persistentes dos sistemas tradicionais de 30-40 kHz, este processo de alta frequência proporciona uma fusão precisa e localizada no topo dos ribs ou saliências plásticas, eliminando assim fraturas, manchas superficiais e soldaduras parasitas.
Com tempos de ciclo mais curtos, soldas mais limpas e sem a necessidade de hardware adicional de controlo de velocidade, o sistema de 50 kHz da Dukane está otimizado para ambientes de produção automatizados.
Apoiado por patentes globais e comprovado em grandes plataformas de fabricantes de equipamentos originais (OEM), ele estabelece um novo padrão para qualidade, eficiência e controlo de processo na rebitagem de plásticos de setor automóvel.
Vantagens da soldadura/rebitagem de plásticos em 50kHz
Fusão imediata no ponto de contacto, sem formação de poeira ou detritos.
Evita fraturas nos ribs de soldadura, marcas na superfície 'A' (superfície visível/cosmética) e soldaduras parasitas.
Não há necessidade de amortecimento hidráulico ou controlos de velocidade servo controlados.
De 7 segundos para aproximadamente 4 segundos, menos calor, maior produtividade.
O sistema de 50 kHz é fácil de integrar e otimizado para linhas de produção de alta velocidade e alta precisão. Atualmente em uso em múltiplos programas de OEMs e fornecedores Tier 1.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa