Atlas Copco Rental
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Cada mícron conta quando se trata de alcançar a excelência na indústria automóvel

Do desbaste ao acabamento

Jamie Buckingham, director e general manager de machine tool products na Renishaw

28/11/2025
Na fabricação de automóveis, a precisão é tudo. A qualidade dos processos e ferramentas utilizados na produção pode determinar o sucesso ou o fracasso do resultado final. À medida que a indústria automóvel avança para designs mais complexos e leves, a necessidade de tecnologias de ponta para garantir a perfeição em cada molde é mais crítica do que nunca.

Manter os padrões da indústria automóvel

O design e a fabricação de moldes de precisão são fundamentais para a segurança e o desempenho das peças automóveis. A qualidade da superfície de um molde, por exemplo, é fundamental na produção de componentes moldados que têm de cumprir os exigentes requisitos da indústria. Esta pode influenciar diretamente a funcionalidade, a qualidade, a facilidade de desmoldagem, a resistência ao desgaste e o acabamento superficial da peça final. Atualmente, o uso de tecnologias avançadas de fabricação é essencial para produzir moldes que satisfaçam as necessidades do setor automóvel. Na Renishaw, há mais de 50 anos que colaboramos com os nossos clientes do setor para superar os desafios de fabricação mais complexos. Somos reconhecidos por projetar, desenvolver e fornecer soluções precisas de medição e controlo de processos. A nossa gama de sistemas de calibração de ferramentas sem contacto, por exemplo, oferece medição precisa e deteção de quebra de ferramentas com tecnologia líder de mercado.

Em aplicações de moldes e matrizes...
Em aplicações de moldes e matrizes, nas quais são utilizados vários tipos de ferramentas de corte para realizar a maquinagem da superfície de uma única peça, a precisão das ferramentas é fundamental.

Melhoria da precisão entre ferramentas

As peças automóveis moldadas podem ser complexas, com múltiplos componentes e superfícies de forma livre. Em aplicações de moldes e matrizes, nas quais são utilizados vários tipos de ferramentas de corte para maquinar a superfície de uma única peça, a precisão entre ferramentas é fundamental. Ao trocar de ferramenta, é necessário ajustar com precisão o seu comprimento para evitar o aparecimento de um ‘degrau’ na superfície do molde. Tal imperfeição seria reproduzida em todos os componentes posteriores fabricados com aquele molde e poderia comprometer o desempenho da peça.

Na maquinagem CNC, erros no tamanho da ferramenta podem causar desvios que fazem com que as características maquinadas não cumpram as tolerâncias especificadas. Os sistemas avançados de ajuste de ferramentas podem evitar esses problemas. Por exemplo, o sistema sem contacto NC4+ Blue da Renishaw incorpora tecnologia laser azul de alta precisão para medir com fiabilidade as ferramentas de corte.

De modo a garantir a consistência dos resultados, também integra um ‘jato de ar’ que elimina eficazmente o refrigerante e os resíduos de maquinagem antes da medição. Para verificar a precisão do sistema, foi realizado um teste de corte de acordo com a norma ISO 230-10 8.2.8.1.3. Numa máquina CNC de 5 eixos Makino D200Z, o NC4+ Blue demonstrou uma precisão entre ferramentas de apenas duas micras.

O sistema NC4+ Blue pode medir comprimento, diâmetro e detetar quebras nas ferramentas
O sistema NC4+ Blue pode medir comprimento, diâmetro e detetar quebras nas ferramentas.

Verificação de defeitos nas ferramentas

A maquinagem com uma ferramenta danificada ou lascada é outro cenário que pode comprometer a qualidade do molde. Um acabamento inadequado pode dificultar a desmoldagem. As peças moldadas com silicone ou nylon, por exemplo, podem ficar presas. Além disso, um acabamento deficiente pode impedir o fluxo correto do material, exigindo acabamentos adicionais e aumentando os tempos de produção.

Mesmo que o dano na ferramenta de corte seja de apenas alguns mícrons, ele pode causar defeitos visíveis na superfície maquinada. O sistema NC4+ Blue pode medir o comprimento, o diâmetro e detetar quebras nas ferramentas. A sua capacidade de medir ferramentas de tamanho muito reduzido permite uma excelente precisão, além de ocupar um espaço mínimo na bancada da máquina.

O NC4+ Blue inclui uma gama de ciclos de software avançados que permitem detetar até os defeitos mais pequenos. Isto ajuda a manter um acabamento superficial de alta qualidade. Estes ciclos são fáceis de usar e intuitivos, e permitem identificar imperfeições que poderiam resultar em peças defeituosas se não fossem corrigidas.

Além disso, o sistema pode detetar ferramentas danificadas, partidas ou com rebarbas, e digitalizar arestas para identificar aparas de até 30 mícrons. É compatível com uma ampla variedade de materiais e ferramentas que utilizam refrigeração interna.

Capaz de detetar ferramentas danificadas, partidas ou com rebarbas e digitalizar arestas para identificar aparas de até 30 mícrons...
Capaz de detetar ferramentas danificadas, partidas ou com rebarbas e digitalizar arestas para identificar aparas de até 30 mícrons, o NC4+ Blue é compatível com uma ampla variedade de materiais e ferramentas com refrigeração interna.

Na Renishaw, entendemos que cada mícron conta quando se trata de alcançar a excelência na indústria automóvel. Com mais de 50 anos de experiência, garantimos precisão e fiabilidade em cada processo de maquinagem, ajudando a indústria a avançar em inovação, eficiência e segurança através de soluções de medição de alta precisão.

REVISTAS

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    01/12/2025

  • Newsletter InterPlast

    24/11/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial