A caminho da TaipeiPLAS 2026
Transformação ecológica e fabrico inteligente como forças industriais
As empresas de Taiwan demonstraram o seu empenho numa transformação mais sustentável da indústria. A Polystar apresentou a sua abordagem 'Recycling Made Simple', centrada em soluções de reciclagem para uma economia circular que vão desde a recuperação de películas e fibras a sistemas chave-na-mão para materiais pós-consumo. As suas propostas combinam níveis mais elevados de automação e eficiência energética com o objetivo de tornar a reciclagem mais viável e competitiva.
A Jumbo Steel Machinery apresentou sistemas de produção orientados para a utilização de materiais biodegradáveis e soluções de embalagem energeticamente eficientes. Estes exemplos refletem a forma como a indústria taiwanesa procura integrar a inovação e a responsabilidade ambiental para atingir simultaneamente objetivos ecológicos e económicos.
Durante a feira, Ku Jui-sheng, o recém-nomeado representante de Taiwan na Alemanha, visitou o pavilhão de Taiwan para se informar sobre os resultados da exposição e as tecnologias emergentes. O setor da maquinaria para plásticos de Taiwan é um dos mais atingidos pelos direitos aduaneiros punitivos dos EUA e também compete com outros grandes exportadores em termos de preço e tecnologia. Neste contexto, as autoridades taiwanesas planeiam continuar a apoiar as empresas através de estratégias de diferenciação para reforçar a sua competitividade internacional.
Fabricantes como a Chumpower, a Huarong, a Fu Chun Shin e a Fong Kee ofereceram 17 ‘Smart Machinery Flash Presentations’, onde mostraram as suas inovações em máquinas de moldagem por injeção, extrusão e película soprada. As apresentações destacaram soluções automatizadas, conectadas e eficientes em termos de energia, demonstrando a força tecnológica da indústria.
Delegados institucionais e empresariais na inauguração do 'Pavilhão de Taiwan', centrado na inovação e na sustentabilidade.
Inauguração marcada pela resiliência
O ‘Pavilhão de Taiwan’, organizado pela Administração do Comércio Internacional do Ministério da Economia e pelo Conselho de Desenvolvimento do Comércio Externo de Taiwan (Taitra), reuniu 34 empresas. Além disso, um espaço imersivo da cadeia de abastecimento ligou 31 fornecedores de diferentes níveis a 80 produtos, mostrando o percurso completo desde as matérias-primas até aos produtos finais.
A cerimónia de abertura oficial, moderada por Simon Wang, presidente e CEO da Taitra, contou com a presença de David Chang, presidente da Associação da Indústria de Maquinaria de Taiwan (Tami); Mei-shun Lo, diretor-geral do escritório de representação de Taipé em Frankfurt; bem como Bush Hsieh e Ryan Hsiao, presidente e vice-presidente do comité de maquinaria para plásticos e borracha da Tami.
Wang sublinhou que o fabrico inteligente, os materiais avançados e a transição ecológica serão os eixos estratégicos da indústria taiwanesa. Referiu ainda que a atualização tecnológica e a diversificação do mercado serão fundamentais para reforçar a cooperação internacional e a contribuição do país para a sustentabilidade global.
O evento de networking ‘Taiwan Night’ reuniu empresas de Taiwan com compradores internacionais. Florian Mikulasch, diretor de Economia e Mercados da VDMA, e Petra Cullmann, diretora-geral da Messe Düsseldorf, estiveram entre os ilustres convidados. Juntamente com representantes de associações e comités da indústria, debatendo as tendências globais que irão moldar o futuro da indústria.
Perspetivas para 2026: TaipeiPLAS
Face aos desafios internacionais, Taiwan, em colaboração com a Associação da Indústria de Maquinaria de Taiwan, realizará a Exposição Internacional da Indústria de Plásticos e Borracha de Taipei (TaipeiPLAS) de 15 a 19 de setembro de 2026. A exposição, subordinada ao tema ‘Form to Future - Shaping the Future’, irá centrar-se no fabrico inteligente, em materiais inovadores e em sistemas circulares sustentáveis. O evento permitirá às principais empresas taiwanesas mostrar o seu papel no palco global a partir do seu território.
Sobre o Taitra
O Conselho para o Desenvolvimento do Comércio Externo de Taiwan (Taitra) é a principal organização de promoção do comércio externo de Taiwan. Fundado em 1970 como uma organização sem fins lucrativos e semigovernamental, é apoiado pelo governo, associações industriais e vários organismos comerciais. Tem mais de 1.200 especialistas na sua sede em Taipé e 60 escritórios em todo o mundo, e trabalha em conjunto com o Taiwan Trade Center e o Taipei World Trade Center.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa