Atlas Copco Rental
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
96% dos fabricantes já utilizam a IA em serviços, mas apenas 25% a aplicam em toda a organização

IA industrial abandona fase piloto e ganha escala na indústria transformadora

05/12/2025

A IFS apresentou o relatório ‘State of Service 2025: Manufacturing Transformation Report’, elaborado em colaboração com a Accenture, que analisa a situação do setor industrial com base nas opiniões de mais de 800 altos cargos. O estudo, publicado em novembro de 2025, conclui que a inteligência artificial (IA) industrial está a sair da fase piloto e a ganhar escala, e que os serviços se consolidaram como um eixo estratégico para o crescimento empresarial.

96% dos fabricantes já utilizam a IA na prestação de serviços, mas quase três quartos não a estenderam a todas as suas operações...
96% dos fabricantes já utilizam a IA na prestação de serviços, mas quase três quartos não a estenderam a todas as suas operações, de acordo com este relatório.

O estudo detalha um setor em plena transição, impulsionado tanto pelos avanços tecnológicos quanto pela evolução das expectativas dos clientes. 63% dos fabricantes priorizam a infraestrutura em nuvem e tecnologias emergentes como IA, Internet das Coisas (IoT) e realidade aumentada (RA) para garantir o crescimento futuro. No entanto, observa-se uma diferença significativa na adoção da IA: enquanto 96% já a utilizam na prestação de serviços, quase três quartos (75%) ainda não a estenderam a todas as suas operações. Apenas 28% dos fabricantes experimentaram o uso da IA, o que reflete que persistem desafios como a governança da qualidade dos dados, a cibersegurança, a privacidade e a integração com sistemas legados. Superar esses desafios é crucial para aproveitar o valor da IA na otimização das operações e na tomada de decisões preditivas em tempo real.

Imagen

A servitização confirma-se como um motor de crescimento, com 39% dos inquiridos a considerá-la um elemento-chave para impulsionar os lucros a longo prazo. Neste sentido, Mark Moffat, diretor executivo da IFS, afirma que “94% dos fabricantes afirmam que os novos modelos de serviço já estão a ter um impacto nas operações”. Por sua vez, Gert Müller, responsável pela gestão inteligente de ativos para a Europa, Médio Oriente e África (EMEA) da Accenture, sustenta que “atualmente, a fabricação consiste em inovar mais rapidamente, otimizar de forma mais inteligente e prestar serviços com inteligência. O serviço atingiu um ponto de inflexão: já não é uma função de apoio, mas sim a primeira linha da vantagem competitiva”.

Segundo Gonzalo Valle, gerente de pré-venda da IFS, “o relatório também aponta que a IA industrial e a sustentabilidade estão a redefinir a forma como os fabricantes competem, operam e geram valor, destacando a necessidade de agir rapidamente para aproveitar as oportunidades que esta nova era industrial oferece”. De facto, a sustentabilidade é uma prioridade estratégica para 97% dos fabricantes. 79% já monitorizam as emissões produzidas pelos seus serviços e 37% fazem-no em tempo real. As empresas estão a adotar a economia circular através de componentes recondicionados, otimização de rotas e manutenção preditiva para reduzir o desperdício e aumentar o ciclo de vida dos ativos.

98% das empresas fabricantes relatam escassez de mão de obra qualificada
98% das empresas fabricantes relatam escassez de mão de obra qualificada.

Em termos de resiliência operacional, 95% dos inquiridos foram afetados por interrupções na cadeia de abastecimento durante o último ano, mas apenas 32% se sentem ‘muito confiantes’ na sua capacidade de gerir essas perturbações. Este panorama é agravado pela intensificação da escassez de mão de obra, relatada por 98% das empresas. Para enfrentar esta situação, os fabricantes estão a impulsionar a formação e o desenvolvimento da força de trabalho através de academias internas, plataformas de aprendizagem digital, parcerias académicas e automação seletiva, com o objetivo de se adaptarem a um futuro mais centrado nos serviços. O relatório sublinha que a implementação bem-sucedida da IA, a incorporação de novos modelos de serviço e a abordagem dos desafios relacionados com a mão de obra e a sustentabilidade definirão a próxima era da competitividade industrial.

A servitização é considerada por 39% dos inquiridos como fundamental para impulsionar os benefícios a longo prazo.

A sustentabilidade é uma prioridade estratégica para 97% dos fabricantes.

REVISTAS

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    01/12/2025

  • Newsletter InterPlast

    24/11/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial