Atlas Copco Rental
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Estudo de mercado

Produção de bioplásticos deverá duplicar até 2030

09/01/2026

A European Bioplastics (EUBP) apresentou os resultados da sua atualização sobre o desenvolvimento do mercado de bioplásticos 2025 durante o evento EBC25 em Berlim. Os dados mostram uma expansão contínua da produção global de plásticos de base biológica e o seu papel crescente na transição para uma economia circular e sustentável.

Imagen

De acordo com o relatório, a capacidade de produção mundial de bioplásticos de base biológica passará de 2,31 milhões de toneladas em 2025 para aproximadamente 4,69 milhões de toneladas em 2030. Atualmente, esses materiais representam cerca de 0,5% das 431 milhões de toneladas de plásticos produzidos anualmente em todo o mundo. Esse aumento reflete tanto a crescente procura do mercado, como a inovação no desempenho dos materiais e as suas aplicações.

Imagen

Von Pogrell, representante da EUBP, salienta que o aumento constante na produção de bioplásticos destaca o papel da indústria no apoio a uma economia circular mais sustentável. Ele também sublinha que o crescente interesse dos consumidores e reguladores por materiais de baixo impacto posiciona os bioplásticos para se expandirem em diferentes setores e contribuírem para o desenvolvimento da bioeconomia europeia.

As alternativas de bioplásticos já estão disponíveis para quase todos os plásticos e aplicações convencionais. O relatório destaca que, devido ao desenvolvimento global de polímeros biodegradáveis e de base biológica, como polihidroxialcanoatos (PHA), ácido polilático (PLA), polipropileno (bioPP) e ao crescimento sustentado do polietileno (bioPE), as capacidades de produção continuarão a aumentar significativamente nos próximos cinco anos.

Imagen

Na Europa (UE27+3), o crescimento concentra-se especialmente na expansão das capacidades para bioPP, bioPE e PHA, o que reflete o foco estratégico da região em escalar tecnologias-chave.

Os bioplásticos estão cada vez mais diversificados em indústrias como embalagens, têxteis e fibras, bens de consumo, automóvel e agricultura. Em 2025, as embalagens continuam a ser o maior segmento do mercado, representando 41,3% (0,95 milhões de toneladas) da capacidade de produção global de bioplásticos, embora com uma ligeira diminuição em relação a 2024. O setor automóvel e de transportes continua a crescer e atinge 0,24 milhões de toneladas, o que equivale a 10,3% das aplicações.

O relatório também compara a capacidade de produção com a produção real. Em 2025, a indústria mundial de bioplásticos operou com uma taxa média de utilização de 72%, produzindo 1,67 milhões de toneladas de uma capacidade total de 2,31 milhões de toneladas. Os níveis de utilização variam de acordo com o polímero, de 28% a 100%, dependendo da maturidade tecnológica e do desenvolvimento do mercado. Na Europa, a taxa de utilização é ligeiramente superior, atingindo 73%.

Imagen

Von Pogrell acrescenta que a próxima fase de crescimento do mercado de bioplásticos dependerá de políticas claras e estáveis que promovam a inovação e o investimento. Com a nova agenda europeia de bioeconomia reconhecendo explicitamente os bioplásticos, uma regulamentação coerente será fundamental para aproveitar plenamente o seu potencial em todos os setores.

O relatório de atualização dos dados de mercado para 2025 foi elaborado em colaboração com os especialistas do nova-Institute (Hürth, Alemanha).

REVISTAS

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    12/01/2026

  • Newsletter InterPlast

    22/12/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial