A AMI Market Intelligence publicou, em outubro de 2025, uma versão completamente atualizada do seu relatório sobre a reciclagem de filmes flexíveis na Europa, dando continuidade à análise iniciada em 2021. De acordo com o estudo, cerca de 14,2 milhões de toneladas de filmes flexíveis pós consumo estavam disponíveis no mercado da UE27+3 em 2025. Os filmes de embalagens de consumo e de embalagens industriais representam os maiores volumes de material pós consumo, estando no centro da legislação europeia no que respeita a taxas de reciclagem, conteúdo reciclado, requisitos de reutilização e metas de redução de embalagens.
O relatório identifica que, embora se tenham registado avanços em toda a cadeia de valor do pós consumo – que inclui recolha, triagem e reciclagem –, o contexto operacional dos últimos dois anos gera incerteza quanto à capacidade do setor para cumprir as metas legais. Por esse motivo, é fundamental identificar as fases da cadeia de valor em que as mudanças podem ter um impacto imediato e significativo. A análise combina dados quantitativos e qualitativos, oferecendo uma visão integrada dos fluxos de filmes pós consumo e da situação dos diferentes subsetores, incluindo filmes de embalagens de consumo, embalagens industriais e filmes agrícolas.
Além disso, a AMI analisa setores onde as atividades de reciclagem estão menos desenvolvidas – incluindo filmes para a construção civil, filmes médicos e sanitários, embalagens e sacos, bem como outros tipos de filmes menos comuns. O estudo baseia-se na ampla base de dados interna da AMI sobre a procura de polímeros e os recicladores europeus, e numa série de relatórios setoriais detalhados sobre diferentes aspetos da indústria europeia de filmes plásticos flexíveis. A investigação identifica lacunas críticas nas infraestruturas de recolha e triagem e mostra como os investimentos recentes estão a aumentar gradualmente os volumes de material pós-consumo disponíveis para reciclagem. O relatório de 2025 apresenta ainda uma avaliação mais aprofundada do potencial das tecnologias de reciclagem mecânica e química – em especial para filmes de embalagens de consumo – e explica como estas soluções podem reforçar a circularidade, a eficiência e a capacidade de cumprimento dos requisitos normativos e de sustentabilidade em evolução por toda a Europa.
Além disso, o relatório da AMI oferece uma perspetiva regional, analisando as diferenças nos fatores que impulsionam a reciclagem de filmes flexíveis nos vários países. No Norte da Europa, os elevados níveis de infraestrutura de recolha e triagem, aliados à presença de produtores líderes de filmes orientados, permitem tirar o máximo partido dos programas de reciclagem. Na Europa Central e do Sul, os investimentos em unidades de reciclagem e a adoção de novas tecnologias mecânicas e químicas começam a gerar aumentos na disponibilidade de material reciclável, embora persistam desafios logísticos e regulatórios. Os subsetores industriais também apresentam variações significativas: enquanto os filmes para embalagens alimentares concentram a maior parte dos esforços de reciclagem, os filmes para a construção, higiene e sacos apresentam taxas muito mais baixas, apontando se assim áreas prioritárias para investimento e desenvolvimento tecnológico.
Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo
Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa