Atlas Copco Rental
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Investigação em materiais e energia

Plásticos condutores permitem produzir hidrogénio solar sem recorrer à platina

08/01/2026
Uma equipa de investigação da Chalmers University of Technology, na Suécia, desenvolveu um novo método para produzir hidrogénio a partir da água e da luz solar sem utilizar platina, um metal escasso e dispendioso. O avanço baseia-se no uso de nanopartículas de plástico eletricamente condutor, capazes de atuar como fotocatalisadores num processo eficiente e sustentável.
Créditos: Chalmers University of Tecnology
Créditos: Chalmers University of Tecnology
O estudo, publicado na revista científica Advanced Materials, mostra que estes plásticos – também conhecidos como polímeros conjugados – conseguem absorver a luz solar e promover a reação química necessária para libertar hidrogénio quando estão imersos em água. Segundo os investigadores, a solução permite reduzir custos e diminuir a dependência de matérias-primas críticas.

Plástico no centro da inovação

De acordo com a equipa liderada pelo professor Ergang Wang, o principal desafio foi tornar este tipo de plástico mais compatível com a água. Os polímeros conjugados absorvem bem a luz, mas normalmente apresentam fraca interação com meios aquosos. Através de alterações ao nível molecular, os investigadores conseguiram ultrapassar essa limitação. 

“Desenvolver fotocatalisadores eficientes sem platina tem sido um objetivo antigo nesta área”, afirma Alexandre Holmes, investigador da Chalmers e um dos autores principais do estudo. Segundo explica, o material foi transformado em nanopartículas com cadeias poliméricas mais hidrofílicas, o que melhora a interação com a água e aumenta a eficiência do processo.

Em ambiente laboratorial, os resultados são visíveis a olho nu: quando uma fonte de luz que simula o sol incide sobre a água com as nanopartículas, formam-se rapidamente bolhas de hidrogénio. “Com apenas um grama do material polimérico, é possível produzir cerca de 30 litros de hidrogénio por hora”, refere Holmes.

Próximos desafios

Atualmente, o processo ainda recorre à vitamina C como agente auxiliar para manter a reação ativa. No entanto, o objetivo dos investigadores é eliminar totalmente estes aditivos e conseguir a separação simultânea da água em hidrogénio e oxigénio usando apenas luz solar e água.

Para Ergang Wang, “remover a necessidade de platina é um passo importante rumo a uma produção de hidrogénio mais sustentável para a sociedade”. O investigador reconhece que a solução totalmente limpa ainda exigirá mais anos de trabalho, mas sublinha que os resultados obtidos demonstram um caminho promissor.

A investigação, divulgada pela Universidade Tecnológica de Chalmers, foi financiada por várias entidades suecas de apoio à ciência e à energia e envolveu investigadores de universidades da Europa, América do Sul, China e Estados Unidos.

REVISTAS

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    22/12/2025

  • Newsletter InterPlast

    15/12/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial