Atlas Copco Rental
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Mudança em preparação no retalho

Sacos reutilizáveis vão substituir ultraleves nos supermercados

15/01/2026
Os sacos de plástico ultraleves usados nos supermercados deverão deixar de estar disponíveis, sendo substituídos por sacos reutilizáveis, no âmbito de uma medida que está a ser preparada pelo Ministério do Ambiente e Energia.
A alteração não implicará a criação de qualquer taxa e deverá avançar ainda este ano, noticiou o ECO/Capital Verde.

A opção do Governo passa por retirar estes sacos de utilização única e introduzir alternativas mais duráveis, apostando na mudança de práticas no ponto de venda, revelou a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, sublinhando que a solução encontrada procura evitar novos encargos para os consumidores e operadores.

Imagen

Impacto ambiental em avaliação

O tipo de material a utilizar nos novos sacos ainda não está definido. O Ministério analisou várias possibilidades, como plástico reciclado e fibras, estando a decisão dependente da comparação do impacto ambiental com o dos sacos atualmente utilizados.

O processo está a ser desenvolvido em articulação com o setor da distribuição, incluindo contactos com a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).

De acordo com a mesma fonte citada pelo ECO/Capital Verde, os sacos reutilizáveis deverão ser introduzidos numa primeira fase sem custos para o consumidor, marcando uma alteração relevante na gestão de materiais no retalho alimentar.

REVISTAS

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    12/01/2026

  • Newsletter InterPlast

    22/12/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial