Os participantes defenderam que Portugal dispõe atualmente de um ecossistema de inovação sólido, assente na colaboração entre empresas, universidades, centros tecnológicos e entidades públicas. No entanto, consideram que é necessário reforçar a integração de toda a cadeia de valor — incluindo micro e pequenas empresas — e acelerar a transferência de conhecimento para o tecido empresarial, de forma a aumentar a competitividade da economia nacional.
Na abertura do encontro, a diretora-geral do PIEP, Cláudia Cristóvão, sublinhou que o país reúne hoje condições únicas para afirmar uma indústria inovadora e exportadora. “O desafio passa agora por transformar este potencial em maior competitividade, mais investimento e mais valor para a economia nacional”, afirmou.
Entre os temas em destaque estiveram também o papel estratégico do setor automóvel, a crescente relevância da indústria da defesa e o impacto da sustentabilidade na competitividade industrial. Os participantes defenderam que a rápida incorporação de novas tecnologias e a capacidade de inovar em ciclos cada vez mais curtos serão determinantes para reforçar a presença das empresas portuguesas nas cadeias de valor internacionais.
No domínio dos polímeros, foram apresentados diversos exemplos de inovação desenvolvidos pelo PIEP, incluindo soluções de isolamento térmico para o projeto científico europeu Einstein Telescope e uma nova geração de polímeros sustentáveis orientados para responder simultaneamente aos desafios da descarbonização, da economia circular e da competitividade industrial. Empresas dos setores da alimentação, bebidas e grande distribuição partilharam igualmente casos práticos de incorporação de materiais reciclados e recicláveis, reforçando a ideia de que a sustentabilidade pode constituir um fator diferenciador e de criação de valor.
A edição deste ano do Innovation Forum contou com a participação de representantes de organizações como Bosch, Continental, Tekever, CEiiA, MC Sonae, Jerónimo Martins, IKEA, Super Bock Group, Plastipack, APIP, Universidade do Minho e CCDR NORTE, entre outras entidades, consolidando o evento como um espaço de reflexão sobre os desafios e oportunidades da inovação industrial em Portugal.
Leia na próxima edição da InterPlast a reportagem alargada sobre o evento.

www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa