BP14 - InterPLAST

COMPÓSITOS 56 Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) tem vindo a desenvolver soluções associadas à reciclabilidade e reutilização de materiais avançados leves com propriedades excecionais, assim como os respetivos processos a seremmais eficientes e sustentáveis. Para tal, têm vindo a ser criados produtos de elevado desempenho, ajudando as empresas a inovar e industrializar, reduzindo custos de produção e melhorando os seus produtos. A neutralidade carbónica é um compromisso por parte de todos, por isso agir com responsabilidade e promover plenamente a modernização de forma sustentável é um dos objetivos do INEGI. O INEGI é atualmente um dos parceiros do EuReComp, um projeto europeu que visa criar métodos sustentáveis para da reciclagem e reutilização de materiais compósitos em fim-de-vida, especialmente os que derivam de componentes de grandes dimensões usados em indústrias como aeronáutica, automóvel e energia eólica. REFERÊNCIAS 1. Liu, Pu, and Claire Y. Barlow. “Wind turbine blade waste in 2050.” Waste Management 62 (2017): 229-240. 2. INEGI, APREN. Energias Endógenas de Portugal - Parques Eólicos em Portugal. Portugal: INEGI and APREN; 2018 3. Kabayo, J., Marques, P., Garcia, R., & Freire, F. (2019). Life-cycle sustainability assessment of key electricity generation systems in Portugal. Energy, 176, 131-142. 4. Tazi, N., Kim, J., Bouzidi, Y., Chatelet, E., & Liu, G. (2019). Waste and material flow analysis in the end-of-life wind energy system. Resources, Conservation and Recycling, 145, 199-207. 5. Mamanpush, S. H., Li, H., Englund, K., & Tabatabaei, A. T. (2018). Recycled wind turbine blades as a feedstock for second generation composites. Waste Management, 76, 708-714. 6. Jensen, J. P., & Skelton, K. (2018). Wind turbine blade recycling: Experiences, challenges and possibilities in a circular economy. Renewable and Sustainable Energy Reviews, 97, 165-176. 7. Chen, J., Wang, J., & Ni, A. (2019). Recycling and reuse of composite materials for wind turbine blades: An overview. Journal of Reinforced Plastics and Composites, 38(12), 567-577. 8. Al-Lami, A., Hilmer, P., & Sinapius, M. (2018). Eco-efficiency assessment of manufacturing carbon fiber reinforced polymers (CFRP) in aerospace industry. Aerospace Science and Technology, 79, 669-678. 9. http://www.bmw-brilliance.cn/cn/en/common/download/sustainability_report/BMW_Brilliance_Sustainability_Report_2020_ENG.pdf 10. Seydibeyoğlu, M. Ö., Doğru, A., Kandemir, M. B., & Aksoy, Ö. (2020). Lightweight Composite Materials in Transport Structures. In Lightweight Polymer Composite Structures (pp. 103-130). CRC Press. 11. Sreejith, M., & Rajeev, R. S. (2021). Fiber reinforced composites for aerospace and sports applications. In Fiber Reinforced Composites (pp. 821-859). Woodhead Publishing. 12. https://www.press.bmwgroup.com/global/article/detail/T0135185EN/bmw-group-and-boeing-to-collaborate-on- -carbon-fiber-recycling?language=en 13. Grant agreement ID: 809308 - R3FIBER: Eco-innovation in Composites Recycling for a Resource-Efficient Circular Economy 2018 14. SusChem. Polymer Composites Circularity 2018 15. Re-Wind. Re-Wind 2018 16. Uadiale, S., Urbán, É., Carvel, R., Lange, D., & Rein, G. (2014). Overview of problems and solutions in fire protection engineering of wind turbines. London, UK: International Association for Fire Safety Science. No projeto ReCAP, de âmbito nacional nacional, o INEGI objetiva a redução de peso e custo associado ao fabrico de componentes aeronáuticos, implementando um plano de ação inovador. Foca-se no desenvolvimento sustentável (com o objetivo do 'resíduo zero') e competitivo (por exploração de tecnologias de elevada cadência produtiva), através da reincorporação de resíduos de compósitos de fibra de carbono. Deste modo, o INEGI propõe-se a desenvolver e validar novas metodologias para a (re)utilização de resíduos de compósitos, como intuito de serem usados como uma matéria-prima noutros setores, criando uma solução sustentável, acessível, segura e inovadora. Pretende-se transformar as áreas urbanas, e não só, tornando-as mais eficientes, assim como contribuir para os objetivos da Comissão Europeia de redução dos níveis de emissão de CO2 até 2050. n

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